Páginas

Dos medos que toda mãe deve ter



Já perdi a conta de quantas pessoas me perguntam sobre a minha ansiedade e do medo do parto. E sempre que tenho que responder a essas questões me afirma uma certeza na cabeça: não estou com medo da hora do Samuel nascer. Estou ansiosa, porque com certeza esse será o momento mais feliz e único da minha vida e não com medo. O medo que sinto é do depois...

Medo de saber que a partir do momento que ele sair da proteção infalível do meu útero, ele vai depender de mim para tudo. Medo de não saber o que fazer quanto ele chorar, não saber quando ele sentir dor, medo de não ser a melhor mãe que ele possa ter. Medo de errar na dose da mamadeira, de derrubar ele na hora do banho e de não saber como colocar ele para dormir. E mais, do que todos esses medos, medo de não saber educar. Medo de não fazer do Samuel um homem de bem.

Sei, como dizem as mais experientes, que tudo isso passa e a vida segue naturalmente como um instinto. Mas, enquanto eu não viver essa experiência, sentirei esse peso, essa responsabilidade de colocar o meu filho no mundo.

Do mais, sinto-me extremamente feliz e realizada por ter sido escolhida por Deus para dar a luz a esse menino. Me sinto privilegiada em ter o poder de encher duas famílias de amor e começar a criar a minha própria.

O que acalma meu coração nessa reta final? O companheirismo, o amor, carinho e paciência do melhor homem que conheci na minha vida e a certeza, de dar ao Samuel o pai mais maravilhoso que ele poderia ter.

Estamos prontos para você chegar meu filho! 

3 comentários:

  1. Que lindo!! Esse medo só vai passando aos pouquinhos, respira fundo e abra bem os olhos pra cada momento, pq passa rápido mesmo e tudo é tão significativo e cheio de alegrias, novidades, superação e construção, que vamos aprendendo a colocar o medo e a culpa (sentimento persistente na maioria das mães) bem de lado, pra poder seguir... vai dar tudo certo! Já está dando, dá pra ver e sentir, no seu rosto, no olhar brilhante, nas palavras de intenções tão nobres e doces!! beijo ;)

    ResponderExcluir
  2. NAO TENHA MEDO ,O SAMUEL VAI TE ENSINAR TUDO O QUE VC PRECISA APRENDER. EU APRENDI ASSIM COM OS MEUS QUATRO PIMPOLHOS,QUE HOJE JA ESTÃO ENORMES. QUE VC TENHA UM BOM PARTO PROTEGIDO POR DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Rosália,

    Há algumas coisas que parecem mágicam, e são e não são, tudo ao mesmo tempo. O pediatra e psicanalista Winnicott falava de um mecanismo psiquico, identificação primária que ocorre com as mães assim q seus bebês nascem e que possibilita um cuidar terno que considera as reais necessidades do bebê. É uma sintonia fina. Por isso, as mães durante os três primeiros meses se voltam total para seus bebês e ficam mais sensíveis.
    Vc já está aberta a, não tenha medo de ter medo. Logo, as coisas irão começar a acontecer com vc e o Samuel, vc se integrará a ele e ele a vc, criando um ambiente seguro que irá substituir com delicadeza o ambinete seguro de dentro.
    Abraços duplos,

    ResponderExcluir